Carreira

O que eu aprendi em 5 anos como desenvolvedora

Olá pessoal, hoje resolvi trazer algumas coisas que aprendi ao longo de um pouco mais de 5 anos trabalhando como desenvolvedora. Atualmente sou analista de desenvolvimento PL e vejo que aprendi muitas coisas ao longo deste tempo e que poderia passar adiante. Espero que esse conteúdo seja útil para você e vamos lá!

Fonte: https://unsplash.com/photos/m_HRfLhgABo
Aprendi a questionar e tirar minhas dúvidas

Ter vergonha ou receio de perguntar me fez demorar mais ainda para aprender com quem já sabia. Então ao longo desse tempo aprendi a questionar e tirar minhas dúvidas com colegas que tinham mais experiência que eu e consequentemente aprendi mais.

Que eu não ia somente colocar a mão em código

Desenvolver vai além disso, aprendi a documentar, entender e questionar sobre as tarefas que são passadas, lidar com diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento, participar de decisões técnicas e diversas reuniões.

Aprendi a não me apegar em tecnologias e linguagens

As tecnologias são um meio para resolvermos problemas e encontrarmos soluções. Então vale lembrar que cada projeto possui seu objetivo, devemos encontrar a tecnologia certa para atender as necessidades de cada projeto.

Trabalhar em time e saber lidar com a forma de trabalho de cada pessoa

Sabemos que junto com outras pessoas vamos mais longe do que sozinhos. Precisamos saber que todas as pessoas são diferentes, aprender a escutar opiniões, lembrar que cada um pensa diferente e que cada um tem seu tempo de aprender.

Lidar com mudanças, de todos os tipos

O mundo muda o tempo todo, principalmente com coisas voltadas a tecnologia. Então aprender a mudar de time, mudar de projeto, mudar de tecnologia. Aprender a realinhar objetivos e expectativas é muito importante.

Expor minhas opiniões

Entendi que expor minhas opiniões iriam me ajudar a aprender mais e evoluir tecnicamente. Quando você expõe sua opinião você também pega confiança no que você diz e entende que quando você fala, você também está ajudando o time e outras pessoas.

A lidar com imprevistos

Imprevistos acontecem, e quando você trabalha com TI sabe que a qualquer momento alguma coisa pode parar de funcionar, que algum bug pode impactar algum outro local e que publicações podem gerar problemas. E quando isso ocorre, precisamos entender o que esta acontecendo e saber agir para resolver.

Compartilhar conhecimento

Foi uma das melhores formas que encontrei para aprender mais. Quando você compartilha conhecimento, você precisa saber o que esta passando para outras pessoas e com isso você valida exatamente o que você sabe e o que você precisa aprimorar. Além de contribuir com o crescimento profissional de outras pessoas e contribuir com conteúdos para a comunidade de tecnologia.

Comentários desativados em O que eu aprendi em 5 anos como desenvolvedora