Git

Introdução ao GIT

Quando iniciamos o desenvolvimento de um novo software, sabemos que ele irá sofrer alterações e mudanças ao longo do tempo, seja alterações de códigos existentes ou até mesmo implementação de novas funcionalidades.

Todos os código que desenvolvemos devem ficar armazenados em algum local, e não, não é em nossos computadores, rs!

Imagine um time com diversas pessoas. Todos os desenvolvedores atualizam e mexem no mesmo código fonte o tempo todo. Como você saberia o que cada um deles alterou ou implementou no projeto? Como você se manteria atualizado do que esta sendo feito no projeto? E onde seria o local principal que o código ficaria armazenado?

É exatamente isso que é o GIT e o que ele permite.

O que é GIT

O GIT é um sistema de controle de versões open source, que permite que as equipes de desenvolvimento gerenciem as alterações nos códigos dos projetos e softwares desenvolvidos. 

É o sistema de gerenciamento de versões mais utilizado no mundo atualmente. 

Com ele os desenvolvedores podem manter-se sempre atualizados com relação ao que esta sendo desenvolvido e podem trabalhar simultaneamente no mesmo projeto.

Basicamente, o GIT é o local onde os códigos ficam armazenados, e todos os membros da equipe podem contribuir com este código. Sempre mantendo atualizado e trabalhando através de versões.

Porque devo aprender GIT?

Git é uma das ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores no dia a dia, visto que é o local onde ficam armazenados os códigos. 

Então se você é dev ou pretende se tornar um, o ideal é que você saiba o que é GIT e saiba como utilizá-lo.

E quais as vantagens de utilizar GIT?

  • Ele mantém um histórico de todas as alterações que são realizadas no código.
  • Possibilita a rastreabilidade de cada alteração realizada.
  • Simplifica e possibilita o trabalho simultâneo das equipes.
  • Disponibiliza a criação de ramificações, onde é possível criar alterações de forma isolada no código.

Principais plataformas GIT

Como vimos acima, o GIT é uma ferramenta de controle de versões, e para isso existem as plataformas para hospedar os códigos:

A plataforma mais utilizada e conhecida entre os devs é o GitHub, mas todas elas são muito utilizadas no mercado e possuem funcionalidades semelhantes.

Comentários desativados em Introdução ao GIT