Introdução ao GIT
Quando iniciamos o desenvolvimento de um novo software, sabemos que ele irá sofrer alterações e mudanças ao longo do tempo, seja alterações de códigos existentes ou até mesmo implementação de novas funcionalidades.
Todos os código que desenvolvemos devem ficar armazenados em algum local, e não, não é em nossos computadores, rs!
Imagine um time com diversas pessoas. Todos os desenvolvedores atualizam e mexem no mesmo código fonte o tempo todo. Como você saberia o que cada um deles alterou ou implementou no projeto? Como você se manteria atualizado do que esta sendo feito no projeto? E onde seria o local principal que o código ficaria armazenado?
É exatamente isso que é o GIT e o que ele permite.
O que é GIT
O GIT é um sistema de controle de versões open source, que permite que as equipes de desenvolvimento gerenciem as alterações nos códigos dos projetos e softwares desenvolvidos.
É o sistema de gerenciamento de versões mais utilizado no mundo atualmente.
Com ele os desenvolvedores podem manter-se sempre atualizados com relação ao que esta sendo desenvolvido e podem trabalhar simultaneamente no mesmo projeto.
Basicamente, o GIT é o local onde os códigos ficam armazenados, e todos os membros da equipe podem contribuir com este código. Sempre mantendo atualizado e trabalhando através de versões.
Porque devo aprender GIT?
Git é uma das ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores no dia a dia, visto que é o local onde ficam armazenados os códigos.
Então se você é dev ou pretende se tornar um, o ideal é que você saiba o que é GIT e saiba como utilizá-lo.
E quais as vantagens de utilizar GIT?
- Ele mantém um histórico de todas as alterações que são realizadas no código.
- Possibilita a rastreabilidade de cada alteração realizada.
- Simplifica e possibilita o trabalho simultâneo das equipes.
- Disponibiliza a criação de ramificações, onde é possível criar alterações de forma isolada no código.
Principais plataformas GIT
Como vimos acima, o GIT é uma ferramenta de controle de versões, e para isso existem as plataformas para hospedar os códigos:
A plataforma mais utilizada e conhecida entre os devs é o GitHub, mas todas elas são muito utilizadas no mercado e possuem funcionalidades semelhantes.