Carreira,  Dicas,  Livros

Dicas de livros

Olá galera! No post de hoje resolvi trazer dicas de livros que recomendo a leitura!

Na nossa profissão passamos muito tempo em frente as telas. Quem me acompanha lá no instagram, sabe que gosto de ter um momento do dia para ler e aproveitar para ficar um tempinho longe do pc.

Ler também é uma forma de obter conhecimento. Então ao mesmo tempo que descanso com uma boa leitura, também gosto de adquirir conhecimento e aprender coisas novas, sejam essas coisas sobre tecnologias ou sobre outros assuntos que são importantes aprendermos!

Por isso reuni aqui nesse post livros que já li, técnicos e não técnicos que podem te interessar também!

Vamos para a nossa lista?

1 – Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software

O livro Código limpo, de Robert C. Martin, ou o famoso Tio Bob, é um dos livros mais recomendados para todos desenvolvedores. Ele aborda práticas e princípios para criar bons códigos. Além de que o livro contém muitos exemplos do que é um código bom e um código ruim, além de ensinar como transformar códigos ruins em bons códigos! Esse livro é excelente para que cada vez tenhamos mais consciência sobre criar códigos limpos e fáceis de escrever, entender e manter!

2 – Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software

O livro Arquitetura limpa, do Robert C. Martin, ou Tio Bob, é um excelente livro para quem deseja conhecer mais sobre conceitos de arquitetura de software. Também é ótimo para quem deseja aprender sobre princípios essenciais de design de software, paradigmas de programação e práticas para construir softwares com boas estruturas.

3 – Engenharia de Software Moderna

Engenharia de Software Moderna é um livro que surgiu em 2019, escrito por um professor, Marco Tulio Valente e que possui conteúdos muito atualizados e importantes sobre princípios e práticas de desenvolvimento de software.

O livro foi escrito para o público de alunos de cursos de graduação em Computação. Mas que também pode ser lido por profissionais que buscam conhecimentos básicos sobre diversos temas, como:

– Métodos ágeis
– Scrum
– Arquitetura de Software
– Testes
– DevOps
– TDD
– Controle de versões

4 – Sprint a Sprint: Erros e acertos na transformação cultural de um time ágil

O livro Sprint a Sprint, de Mary Provinciatto e Paulo Caroli, explica como funciona um time de ágil. Abordando assuntos como comunicação de maneira eficaz, reuniões importantes para um time e ferramentas que podem auxiliar um time no dia a dia. Além de explicar o que é e como fazer de forma correta plannings, retrospectivas, reviews, refinamentos, lean inception, scrum, kanban e diversos outros.

5 – Product Backlog Building: Um guia prático para criação e refinamento de backlog para produtos de sucesso

O livro Product Backlog Building, escrito por Fábio Aguiar e Paulo Caroli, é um guia prático para criação e refinamento de backlog. Aborda sobre como construir e ter entendimento compartilhado sobre o produto dentro de um time ágil, explica como é a escrita de histórias de usuários e ajuda sobre como construir e refinar um backlog para melhorar o fluxo de trabalho de um time.

6 – 29 minutos para falar bem em público: E conversar com desenvoltura

O livro 29 minutos para falar bem em público, dos autores Rachel Eid Polito e Reinaldo Polito, ajuda quem tem dificuldade de se expressar em público, ou até mesmo para quem deseja falar melhor em público. Descreve como organizar o raciocínio para falar com improviso, como elaborar uma boa apresentação, como conversar com qualquer pessoa, e principalmente como falar em público.

7 – A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é

O livro A coragem de ser imperfeito, escrito por Brené Brown, trata de assuntos bem interessantes e que nos fazem pensar sobre quem realmente somos. Nos faz refletir sobre nossas incertezas, nossas vulnerabilidades e sobre vencer a vergonha.