Arquitetura de Software

O que é arquitetura de software

Fonte: https://unsplash.com/

Podemos dizer que a arquitetura de software é a forma como a aplicação é organizada ou a maneira como os componentes desta aplicação comunicam-se entre si.

Ou seja, a arquitetura nada mais é do que um conjunto de tecnologias e decisões que são tomadas pelos desenvolvedores ao criar um novo software.

Antes de iniciar a construção de um novo software é necessário pensar em todas as tecnologias que o envolvem.

E geralmente a arquitetura também é uma das primeiras coisas a se pensar ao iniciar o desenvolvimento de um novo software! 

Pois é através dela que a aplicação será moldada e será definido como os componentes irão se comunicar, como as coisas são organizadas e estruturadas.

Basicamente, a arquitetura é tudo aquilo que compõe o software, desde a forma como ele é criado, estrutura e as tecnologias que envolvem o software.

Mas e porque é tão importante pensar na arquitetura ao iniciar a construção de um novo software?

Um dos objetivos de criar uma boa arquitetura para um software é simplificar o desenvolvimento, a implantação, as futuras manutenções e a própria evolução do software.

Para que um software seja mantido e evoluído ao longo do tempo, o ideal é que a arquitetura possibilite aos desenvolvedores efetuarem alterações e incluir novas funcionalidades.

Por este motivo, ao criar a arquitetura e escolher as tecnologias que irão envolver o software, é necessário pensar qual o objetivo deste software, quem ele atende e criar algo que seja possível alterar no futuro!

Comentários desativados em O que é arquitetura de software