Python

Introdução ao Python

Olá!! Neste post irei dar uma breve introdução ao Python, explicar como utilizá-lo e mostrarei alguns exemplos de códigos.

Python é uma linguagem de programação livre, muito poderosa, robusta e multiplataforma. Possui a tipagem fraca, ou seja, não é necessário declarar o tipo da variável. Apesar de ser uma linguagem robusta, o Python foi criado para ser compreendido facilmente e com poucos comandos já é possível criar trechos de códigos.

Possui várias bibliotecas e módulos, alguns já vem por padrão no Python e outros podem ser baixados através de repositórios. Essa diversidade de módulos, bibliotecas e pacotes, facilitam a sua utilização para diversos fins. Possibilitando que esta linguagem possa ser utilizada em construções de sistemas desktops, aplicações web, para construir aplicativos e até mesmo para análises de dados.

Download do Python

O Python possui as versões 2 e 3, neste link é possível saber mais informações e a diferença entre as versões disponíveis.

Para iniciar é necessário fazer a instalação. Em alguns casos não é preciso, pois alguns sistemas operacionais já possuem o Python instalado nativamente, como por exemplo as distribuições mais recentes do Linux. Para as distribuições que não possuem a linguagem instalada é necessário fazer o download através da página oficial conforme o sistema que estiver sendo utilizado.

Com um simples comando é possível saber se ele já está instalado e qual a sua versão. No Linux deve ser utilizado o terminal para a verificação, já no Windows é necessário abrir o prompt de comando.

python --version

 

Utilizando Python

O Python pode ser utilizado através do próprio terminal e prompt de comando. Mas para melhor gerenciamento e desenvolvimento dos códigos é necessário utilizar algum editor de texto ou IDE de sua preferência.

Após criar o código no seu editor, é necessário salvar o arquivo com a extensão .py
Logo em seguida, para executar o seu código, basta acessar o seu terminal e executar:

python3 seuarquivo.py

 

Exemplos de Códigos

Como citado anteriormente, o Python é uma linguagem de fácil utilização, como pode ser notado nos exemplos abaixo.

Imprimindo uma mensagem:

print("Meu primeiro código em Python")

Solicitando um número e após imprimindo:

num = int(input("Digite um número: "))
print(num)

Somando números:

print(5 + 9)

Criando uma lista e imprimindo:

lista = ['amarelo', 'azul', 'verde', 'vermelho', 'rosa']
print(lista)

Utilizando condicionais:

if 10 > 5:
 print("O número 10 é maior que o 5!")
temperatura = 10
if temperatura < 5:
  print("Hoje esta frio!")
else:
  print("Hoje esta uma temperatura agradável")

 

Estes foram alguns exemplos simples da utilização de Python, mas já é possível visualizar um pouco sobre a sua sintaxe e como utiliza-lo. Existem diversos cursos, artigos, livros, vídeos e várias outras opções em formatos diferentes para aprender a programar em Python. Abaixo seguem os links de referência e que recomendo visualizar – pois vale muito a pena:

https://python.org.br/introducao/
https://wiki.python.org
https://wiki.python.org.br/AprendaProgramar

Comentários desativados em Introdução ao Python